Free_Spiral_Notepad_Mockup_4 (1).png

Arredores, dupla de fotógrafos mostra fragmentos do cotidiano

Os fotógrafos Caroline Macedo e Lima Cardozo lançam o fotolivro Arredores, memórias urbanas e cotidianas, que reúne quase uma década de andanças fotográficas por ruas, esquinas, feiras e fachadas do Rio Grande do Norte.

A publicação, a primeira da dupla, é um convite para que o leitor caminhe por uma cidade imaginária construída a partir de fragmentos e pequenas memórias urbanas, um retrato ao mesmo tempo afetivo e político do cotidiano. “Arredores é também uma proposta de democratização da arte. É, na verdade, uma escolha estética e ética: aproximar o fazer artístico da vida real, torná-lo acessível, partilhável, sensível à multiplicidade de olhares”, escreve Paula Lima, curadora de arte, que assina a apresentação do fotolivro.

Ambos os autores, que já exploraram os universos dos zines, do design e da própria fotografia, apresentam agora um trabalho mais robusto e maduro: uma seleção de imagens registradas com câmeras digitais dos anos 2000, que têm em comum o ordinário, aquilo que quase passa despercebido. “Quando fomos escolher as fotos para compor o livro, não queríamos agrupá-las por cor ou forma e acabamos escolhendo as imagens pelos sentimentos que elas causavam", comenta Caroline Macedo. Lima Cardozo completa: "É como se o leitor caminhasse conosco pela cidade, a sensação é de estar acompanhado nessa caminhada".

O fotolivro Arredores, memórias urbanas e cotidianas está em pré-venda, com combos exclusivos, como ecobags, fotos-surpresa e ímãs, para quem aceitar o convite dessa caminhada visual e quer apoiar o projeto. A obra pode ser adquirida diretamente com os autores pelos perfis do Instagram @caroldasfotos e @limacrdz, via mensagem direta.

O projeto terá duas etapas de lançamento: o pré-lançamento, que acontece no dia 15 de novembro e integra a programação do Maré Foto Festival, no Complexo Cultural da Rampa (Natal/RN); e o lançamento oficial, que será realizado no dia 29 de novembro, às 19h, no Margem Hub, em Natal, junto à abertura da exposição homônima. Nos eventos, os fotógrafos terão um bate-papo com o público e entregarão os combos comprados na pré-venda.  

Caroline Macedo é natalense, bacharela em Design pela UFRN  (2020), fotógrafa e artista visual. Sua prática atravessa os campos da imagem, da cidade e das narrativas visuais cotidianas, ligada ao território e a experiência urbana. Integra o livro Enquanto Nada Acabar (Beatriz Madruga, 2021); e compõe a coletânea Mergulhos - pelas nossas janelas (org. Daniel Ianae, 2020).

Lima Cardozo também é natalense, bacharel em Design pela UFRN (2021, laureado), especialista em Design de Experiência pelo SENAC (2024), fotógrafo e artista visual, trabalha com fotografias cotidianas que apresentam uma maneira diferente de visualizar os espaços frequentemente banais. O artista tende a explorar diferentes suportes para comunicar sua fotografia, com o estudo e lançamento de fotozines e colagens com papel, como Janelas (2024). 

O fotolivro Arredores, memórias urbanas e cotidianas tem produção da Margem Hub e da Caraminhola Produções. Apoio do Sebrae/RN, Cardozo Serigrafia e Eliene - ateliê de costura.
SERVIÇO: 

Pré-lançamento do Fotolivro Arredores, memórias urbanas e cotidianas
Dia 15 de novembro, às 16h, no Complexo Cultural Rampa - Rua Cel. Flamínio, nº 1, Santos Reis, Natal/RN

Lançamento Oficial e abertura da Exposição Arredores
Dia 29 de novembro, às 19h, no Margem Hub - Rua da Scheelita, nº 59, Lagoa Nova, Natal/RN 

 


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas