A Universidade Federal do Rio Grande do Norte ficou no 17º lugar no Ranking Universitário da Folha de S Paulo entre as 204 universidade brasileiras avaliadas. Com 118 cursos e mais de 30 mil alunos, a UFRN obteve uma nota final de 87,33 e tem uma nota 5 no Indíce Geral de Cursos do Ministério da Educação que avalia a qualidade das instituições de ensino superior.
O ranking da Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela equipe do jornal desde 2012 e se divide no ranking de universidade e o ranking de cursos. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, por centros universitários e por faculdade.
Já no ranking de universidades estão classificadas as 204 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.
A USP, Unicamp e Universidade Federal do Rio Grande do Sul ocupam os 3 primeiros lugares no ranking.
O curso da UFRN melhor colcado foi o de Arquitetura e Urbanismo que ficou na 12ª posição, depois foi odontologia com a 15° lugar entre os avaliados no Brasil. Medicina ficou em 16° e Direito em 43° lugares, respectivamente.
A presença do IMD fez a UFRN se destacar no quesito inovação com uma nota 3,55 de um total de 4 possível, o que a coloca em 6° lugar no Brasil.
O ranking brasileiro também analisou no Rio Grande do Norte a Ufersa (80º lugar), a UERN (133°) e a UnP que ficou no 148ª posição no Brasil.