Em 2024, artistas brasileiros geraram mais de R$ 1,6 bilhão no Spotify, um aumento de 31% em relação ao ano anterior e mais que o dobro do valor distribuído em 2021.
O crescimento da receita gerada no Spotify supera o crescimento do mercado de música gravada no Brasil, que atualmente é o 9º maior mercado do mundo em termos de receita. Segundo o relatório divulgado, o mercado brasileiro de música gravada cresceu 21,7%, ultrapassando pela primeira vez a marca de R$ 3 bilhões em receita e se tornando o país com o crescimento mais rápido entre os dez maiores mercados musicais do mundo.
Os royalties gerados no Spotify por artistas brasileiros estão crescendo mais rápido do que o mercado musical brasileiro. O relatório também traz insights sobre como a música brasileira está sendo descoberta: ela continua alcançando audiências ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que mantém um consumo forte dentro do país.
Em 2024:
- A música brasileira esteve presente em mais de 815 milhões de playlists de usuários ao redor do mundo— com Estados Unidos, México, Alemanha, Reino Unido e Espanha liderando a lista de maiores fãs da música do Brasil;
- O número de artistas que gerarammais de R$ 1 milhão em receita triplicou desde 2019;
- 84% das faixas no Top 50 diário do Spotify Brasil eram de artistas locais;
- Mais de 60% da receitagerada no país ficou no mercado brasileiro.
Entre as mulheres, os resultados também impressionam: os streams internacionais de artistas brasileiras cresceram 51% no ano.
Além do aspecto econômico, muito pouco a comemorar do ponto de vista artístico. Os artistas mais o ouvidos na plataforma desde que chegou ao Brasil em 2014 são de muito mau gosto musical. A liderança fica com Marília Mendonça, seguida das duplas Henrique e Juliano, Jorge e Mateus, Gustavo Lima, Zé Neto e Cristiano e por abaixo.