luiz marinho.jfif

Crédito para entregadores depende da aprovação do Projeto de Lei

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou, nesta quinta-feira (29/1). que o governo só poderá criar uma política de crédito destinada aos trabalhadores plataformizados se houver uma legislação para regulamentar as profissões. Ele defendeu a aprovação do Projeto  deLei 152;025 no primeiro semestre deste ano.

"Se não tiver uma lei, dificilmente conseguiremos implementar uma política de crédito. Até pode tentar, mas qual é a base de garantia? Você tem segurança jurídica nisso? Você precisa de uma lei que estabeleça segurança jurídica. Isso é fundamental", disse Marinho, durante a apresentação do Novo Caged, no Ministério do Trabalho e Emprego.

Um programa de crédito para trabalhadores plataformizados foi um pedido feito por entregadores durante o Grupo de Trabalho (GT) criado pelo ministro Guilherme Boulos, da Secretaria-Geral da Presidência. O governo havia dito aos trabalhadores que estudaria a viabilidade da proposta. Um relatório com as conclusões do GT deve ser publicado nesta sexta-feira (30/1).

As entidades que participaram do GT rejeitam o relatório de Augusto Coutinho (Republicanos-PE) para o PLP 152/2025. Marinho declarou que entende a contrariedade dos entregadores com o texto, mas reforçou que o projeto é importante para tornar possível o "enquadramento das empresas e a segurança mínima aos trabalhadores".

"O pior dos mundos é continuar do jeito que está, com a insegurança jurídica que persiste na sociedade, nas relações entre trabalhadores, empregadores e governo. Acho que é fundamental que isso avance", disse.

Boulos já afirmou que a regulamentação do trabalho por aplicativos é tratada como uma prioridade da Secretaria-Geral da Presidência. Na última semana, o ministro disse, ao programa "Bom Dia, Ministro" da EBC, que se reunirá com Coutinho e Hugo Motta, presidente da Câmara, na primeira semana de fevereiro para tratar do avanço da votação do projeto.

Do JOTA


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas