O investimento publicitário em mídia digital cresceu 8% em 2024 em relação ao ano anterior. Os dados do estudo realizado pela IAB Brasil em parceria com a Kantar Ibope Media, mostram que as marcas investiram quase R$ 38 bi em mídia digital no ano passado.
Desde o ano 2020, o investimento em mídia digital cresceu 60%, com uma média de 7 a 8% desde 2021.
Para onde vai tanto dinheiro?
As redes sociais se destacaram nos canais, com 53% do total. Buscas repetiu os 28%, enquanto portais representaram 19%. O estudo estima que R$ 3,5 bilhões tenham sido destinados à retail media, aqueles anúncios que aparecem em espaços dentro das redes de varejo com a intenção de atingir o consumidor no exato momento da compra. Esse tipo de publicidade teve um aumento de 41% em relação ao ano anterior.
Bets impulsionam mídia
O setor que mais aumentou seu investimento foi o de jogos e apostas. O relatório aponta um crescimento de 192%. Educação ampliou seu aporte em 43%. Outros aumentos foram registrados em: automotivo (33%), serviços (32%), administração pública (31%), eletrônicos (30%), viagem e turismo (14%), vestuário (12%), comércio (12%) e financeiro (12%).
Telinhas e você, tudo a ver
Sempre bom lembrar que o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking mundial em tempo de tela, com uma média d e 3,5 horas por dia. Em outras palavras, quase 4h da atenção do brasileiro está no digital todos os dias do ano.