Afastados desde que PT decidiu pela candidatura do secretário Carlos Eduardo Xavier à sucessão estadual no próximo ano sem combinar com ele, o senador Jean Paul Prates e a governadora Fátima Bezerra ainda mantêm uma janela aberta que pode os reaproximar para o próximo ano.
Jean Paul e Fátima trocaram afagos e conversas de pé de ouvido no evento realizado na última terça-feira no auditório do Idema para marcar o Dia da Luta contra a Desertificação. Segundo quem estava por perto, a conversa entre eles foi bastante cordial e já na saída do evento, o ex-senador respondeu com um “vamos sim, só marcar” a um “vamos conversar” da governadora Fátima Bezerra.
No PT, o ex-senador e ex-presidente da Petrobras não deve mesmo ficar. Ele saiu da presidência da maior estatal brasileira depois de uma fritura cheia de intrigas palacianas fomentadas, ao que se atribuiu, ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e pelo ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, um nome cada mais próximo do presidente do Lula.
Aqui no RN pouca ou quase nenhuma manifestação para manter no cargo o ex-senador que abriu mão de tentar a reeleição em 22 para ser suplente de Carlos Eduardo a pedido da própria Fátima e com um apelo direto de Lula que lhe prometeu a Petrobras. De fato, o presidente cumpriu o acertado, mas a pressão do governo para uma intervenção mais direta da diretoria no preço dos combustíveis, acabou saindo da empresa de forma turbulenta.
O caminho para o Jean Paul migrar para o PV está aberto e pode ser bem interessante para ele. O presidente do partido, ex-vereador Milklei Leite, assumiu recentemente a presidência da Frente Brasil Esperança, formada com o PT e o PCdoB, no rodízio formado pelos três partidos. No dia da posse, ele defendeu que o Partido Verde ocupe a segunda vaga para o Senado, ao lado de Fátima Bezerra, na chapa encabeçada por Cadu Xavier para governador, e que o PCdoB indique o nome do candidato a vice-governador. "É hora de consolidar uma Frente que não seja apenas eleitoral, mas que se traduza em projeto, em futuro, em esperança para o povo potiguar", chegou a discursar ele que foi candidato a vice de Natália no ano passado.
Com o distanciamento entre o PT e o PSD de Zenaide Maia, que parece disposta formar chapa com o prefeito Allyson Bezerra, a outra vaga para o Senado está aberta e, embora o MDB já tenha avisado que quer a vaga, ainda há a vaga de vice e a de suplente de Fátima Bezerra.