cronica pescador.jpg

Cada qual com a sua ignorância

No feriado passado, dia de Nossa Senhora Aparecida, vi uma família puxando uma rede na praia em São Miguel do Gostoso. A maré estava começando a subir, eles já estavam a algum tempo pescado. Um homem mais velho comandava a operação, enquanto outros ajudavam a trazer a rede para a areia. Soube que era o avô porque ouvi um dos meninos chamá-lo assim. A mulher que estava por perto devia ser a avó. Os demais, imagino, eram filhos e netos. Os menores brincavam na areia, ainda sem força para o trabalho dos adultos.

A rede avançava devagar, metro a metro, até revelar o resultado da pescaria. Vieram alguns camarões, siris e peixinhos. Nada que impressionasse pelo tamanho ou pela quantidade. Os camarões eram pequenos, bem diferentes daqueles graúdos que encontramos nos viveiros e nos supermercados. Dizem que os pescados no mar têm outro sabor. Não sei se é verdade ou se há também um pouco de poesia nessa preferência. O fato é que estavam ali, na areia, à espera de um destino que podia ser o almoço da família ou alguns trocados para ajudar nas despesas da casa.

Fiquei olhando para o homem e me perguntando quanto conhecimento era necessário para fazer aquilo. Eles entraram no mar novamente para puxar novamente sua rede. Ele sabia quando jogar a rede, como distribuí-la na água, em direção puxá-la, em que momento começar a puxá-la e como calcular a força para trazê-la à praia. Conhecia os movimentos da maré, os lugares onde os peixes costumam aparecer e aqueles em que não vale a pena insistir. Talvez soubesse até antecipar o resultado de uma pescaria pelo comportamento da água.

Eu, que estudei, leio, escrevo, procuro me informar sobre o que acontece no mundo, não sei fazer nada disso. Posso explicar o fenômeno das marés, falar da influência da Lua, consultar uma previsão meteorológica e encontrar na internet estudos sobre os estoques pesqueiros. Mas, se me entregarem aquela rede e me mandarem entrar no mar, corro o risco de voltar com ela vazia. Se voltar.

A diferença é que o meu conhecimento está nos livros, nos jornais, nas pesquisas que leio. O dele está na cabeça, nos braços e na experiência acumulada séculos. Muito antes dele, pescadores já puxavam suas redes no Mar da Galileia e acabaram recrutados para pescarem almas, mesmo sem saber ler ou escrever. É uma ciência que passa de geração em geração há milênios. Exije observação, memória, capacidade de reconhecer padrões e aprender com os erros. Uma ciência popular cujo laboratório é o próprio mar.

Ariano Suassuna, embora não saiba se era mesmo dele, costumava contar em suas palestras a história de algumas estudantes universitárias que nos anos 50 do século passado teriam ido ao sertão para fazer uma pesquisa e encontraram um homem pescando à beira de um rio. Começaram a lhe fazer perguntas. Se sabia quem era o presidente da República. Não sabia. E o governador? Também não. O prefeito da cidade? Esse ele conhecia, era o Zezinha de Tião Bento, ou algo parecido.

As moças riram por ele não saber nada daquilo. Afinal, tinham encontrado um homem que desconhecia coisas que elas consideravam fundamentais para compreender o mundo.

O pescador, então, pediu licença para fazer algumas perguntas também. Mostrou um peixe e quis saber se elas conheciam a espécie. Não conheciam. Perguntou como prepará-lo. Também não sabiam. Por fim, apontou para uma cobra e perguntou se saberiam retirar o veneno dela. As estudantes se assustaram. Claro que não.

Foi quando o homem encerrou a conversa:

- Pois é dona, cada qual com sua ingnorância!

As estudantes sabiam coisas que o pescador desconhecia. Ele sabia coisas que elas jamais haviam aprendido. Nenhum dos dois grupos dominava sozinho o conhecimento necessário para compreender todas as situações da vida.

Voltei a pensar naquela família na praia. O avô puxava a rede, os adultos ajudavam e os meninos brincavam. O conhecimento estava ali na minha frente, sendo repassado de pai para filho, para neto. Os mais novos estavam aprendendo. Um dia, algum deles poderá estar no lugar do avô, ensinando a outro menino o momento certo de jogar a rede e a força necessária para trazê-la de volta.

Não sei se os netos vão seguir a profissão. Nem sei se a pesca será suficiente para sustentar aquela família nos próximos anos. O que sei é que, enquanto eu observava a cena, havia ali um conhecimento que não estava ao meu alcance.

A rede chegou à areia. Os camarões, os siris e os peixes pequenos foram separados. A maré continuou subindo até o ponto que o avô mandou recolher a rede, indiferente à meus pensamentos sobre o mundo e o pouco que sabemos dele

Fiquei com vontade de fazer uma pergunta ao avô. Queria saber como ele reconhecia o lugar certo para jogar a rede.

Mas tive vergonha de perguntar. Não por medo de parecer ignorante. Isso eu já sabia que era.


Notícias relacionadas

Mais lidas

Perfil

Foto de perfil de Heverton Freitas

Heverton de Freitas