Os argentinos, cada vez mais presentes nos bares, restaurantes, hotéis e praias de Natal, deverão desembarcar em número ainda maior no próximo verão potiguar. De olho nesse mercado, o Governo do Estado e a Latam Airlines anunciaram uma nova rota direta entre Natal e Buenos Aires. O voo será sazonal, com operações entre 15 de dezembro de 2026 e 28 de fevereiro de 2027, sempre às terças, sextas e sábados.
O anúncio ocorre em um momento de forte expansão do turismo internacional no Rio Grande do Norte. Segundo o Ministério do Turismo, o estado recebeu 34.815 visitantes estrangeiros entre janeiro e maio deste ano, número superior ao registrado em todo o ano de 2025. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 151%, o maior entre todos os estados brasileiros. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) mostram ainda que o fluxo de passageiros vindos da Argentina aumentou 313,2% entre janeiro e abril deste ano.
A governadora Fátima Bezerra afirmou que a nova rota confirma a consolidação do Rio Grande do Norte como destino turístico internacional. Segundo ela, a expansão da malha aérea é resultado do trabalho de promoção do estado no mercado externo e da política de incentivos fiscais voltada à atração de novos voos nacionais e internacionais.
Com a nova operação, o Rio Grande do Norte passará a contar com 21 frequências internacionais semanais. Além da nova ligação da Latam, o estado mantém voos diários para Portugal, conexões com Buenos Aires pelos aeroportos de Ezeiza e Aeroparque e operações para Montevidéu. A Argentina é atualmente o principal mercado emissor de turistas internacionais para o estado e também para o Brasil.
De acordo com a Emprotur, a ampliação da conectividade internacional colocou o Aeroporto Internacional de Natal como o segundo do Nordeste em fluxo de passageiros entre a região e a Argentina. O Ministério do Turismo informa ainda que o terminal potiguar ocupa a quarta posição entre os aeroportos nordestinos em movimentação internacional, atrás apenas dos três grandes hubs da região.